top of page
  • Foto do escritorThiago Souza | Psicólogo

Memória e esquecimento

Atualizado: 30 de jul. de 2019

Já foi o tempo em que apenas pessoas mais velhas se preocupavam com esses "apagões". Hoje em dia tem crescido o número de jovens adultos que precisam conviver com essa dificuldade de memória. A memória é uma das nossas funções cognitivas de alta complexidade. Ela é a responsável por adquirir, armazenar e evocar as informações. Para isso é importante utilizarmos também outras funções como por exemplo, atenção.


Mas, afinal, o que causa a perda de memória?

Nas pessoas mais jovens a dificuldade de memória raramente ocorre por conta de alguma patologia como o Alzheimer. Grande parte das vezes o esquecimento está ligado a sintomas de depressão, ansiedade, falta de sono, problemas nutricionais e hormonais.


Por outro lado, temos o estresse, cansaço e a sobrecarga emocional como fatores determinantes para o agravamento do esquecimento. Para diminuir o prejuízo do esquecimento é preciso averiguar com que frequência esse evento tem ocorrido e em quais momentos ocorre. Esquecimentos eventuais em momentos de alta pressão são consideráveis, agora quando isso se torna rotineiro e/ou causa prejuízo na vida do sujeito é o momento de buscar ajuda terapêutica.


- -

Thiago Souza

CRP 05/59015

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page